sábado, 28 de novembro de 2009

Reunião: quem é quem? o portenho e o paulista ou o paulista e o portenho?

Fui jogar tênis com um amigo portenho. Depois tomamos um café e ele, aproveitando-se que eu vou e volto todo tempo a São Paulo, me falou que teria interesse em ter um parceiro de negócios em Sampa.

Fui para São Paulo. Caminhava para ir ao escritório quando tocou meu celular. Era um empresário paulista. Ele perguntou se eu estava em São Paulo, pois disse estar procurando um parceiro de negócios na Argentina.  Coincidentemente o ramo de atividade do portenho e do paulista era o mesmo. Almoçamos e combinei de levar o amigo portenho para nos reunirmos.

Na ida seguinte a SP o portenho veio. A reunião foi longa, horas e horas de conversa.

Um deles era arrogante, o outro tinha uma postura humilde e realista.

Um só falava em dinheiro, bens, competitividade. O outro tinha os pés no chão, sereno e tranqüilo.

Um se demonstrava o todo poderoso. O outro um trabalhador comum.

Um parecia estressado e as vezes se posicionava de forma agressiva. O outro era calmo e educadíssimo.

As diferenças entre os dois eram tão grandes, que sair daí um negócio foi uma missão impossível.

Adivinha quem era o um e quem era o outro???

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

0800 – Empresa TELECOM – UM LIXO!

Enquanto no Brasil há uma lei que exige que os “call centers” atendam o cliente em menos de um minuto.....por aqui (AR) seguem no tempo da pedra.

Escrevi o texto abaixo há pouco menos de 2 anos. Ontem, infelizmente tive que ligar para esse maldito 0800 desta empresa e não houve nenhum avanço em prol do cliente. A espera é absurda e não se resolve nada!

Na Argentina o consumidor está completamente desprotegido. Não há onde reclamar. O desgaste e o tempo perdido vão além do que um cara muito paciente possa suportar. Se houvesse um ranking de pior qualidade de serviço, seriam os primeiros.

“Gracias por llamar. Lo atenderemos en la brevedad”

É um sufoco depender de serviços de 0800 argentinos.

O tempo de espera na linha é interminável. Se você não tem um “viva voz” fica com a orelha quente de tanto esperar. O risco de cair a linha no meio do caminho é grande e se cair é preciso paciência e coragem para recomeçar. O recomeço implica em falar com outro atendente, mais ou menos mal humorado que o anterior.

O problema é que não há outra alternativa. Quem precisa do serviço é você.

Nunca a pessoa que atende está apta a resolver e transfere para outro departamento, quando não pede para ligar mais tarde, já que o sistema está fora do ar.

No momento que estou escrevendo estou exatamente há uma hora e meia pendurado, para que resolvam um problema da internet. PUTA QUE LO PARIO!!! Caiu a linha!!! 

terça-feira, 24 de novembro de 2009

" Subte" - o metrô de Buenos Aires



O metrô de Buenos Aires data de 1913 e é o primeiro do hemisfério Sul. Cresceu até a década de 50 e depois de muitos anos voltou a se expandir.

Atualmente há 6 linhas: A, B, C, D, E e H. Não me perguntem sobre o F e o G, simplesmente não existem.

Porém as características das estações e seus vagões são as mesmas de sempre!

A linha A, a primeira de todas, possui todos seus vagões ainda em madeira, no mesmo formato de 1913. As portas são manuais e a cada parada um funcionário as abre. Para que o vagão volte a partir, outro funcionário “apita” e fecham-se as portas. É um túnel do tempo. Parece um filme.

As outras linhas, menos antigas não carregam o charme da linha A. São sujas, cheias de ambulantes vendendo artigos de AR$1,00 e músicos, as vezes bons, tocando o que podem . Falta ar e sobra gente. Termina sendo um transporte incomodo e desagradável. Diria que mortal aos claustrofóbicos.

Quem tem o hábito de usar o metrô de SP, moderno, limpo e sem ambulantes, tem uma má sensação de atraso ao usar o “ subte”, forma como é chamado o metrô de Buenos Aires,. O “subte” e outras coisas foram largadas e deixadas de lado pelos últimos governos argentinos. Esse abandono transforma o que era “antigo” em “velho”, o que parece ser o caminho que a cidade vem tomando.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Emoções dos meus dias no BRASIL

Chorei ao ver um pai transbordando amor ao homenagear sua filha que fazia 20 anos.... ao ouvir uma avó pedindo que ela fosse atrás de seus desejos.... e uma bisavó de 95 anos dando conselhos para usar na vida “A Inteligência, A Audácia e A Modéstia” , palavras  estas que levarei comigo.

Me senti como um  menino jogando frescobol nas areias de Ipanema e dando um delicioso mergulho com um eterno amigo.

Me diverti no sambão carioca dos Arcos da Lapa.

Aplaudi o por do sol.

Morri de rir almoçando com meus amigos do escritório.

Rezei pela esposa de um querido amigo que sofreu uma cirurgia.

Me emocionei com minha adorável psicóloga.

Senti saudades das crianças e da namorada.

Recebi o conforto de um irmão.

Almocei com velhos e bons amigos do acampamento, lembrando  momentos inesquecíveis.

Fui a uma festa de colegas do ginásio (6a,7a,8a série). Alguns rostos desconhecidos, outros muito familiares. Vi a menina bonita que cresceu e continua bonita, o amigo que era alto e ficou da mesma altura que eu,  alguns de cabelo branco, outros sem cabelo, os que tiveram outras opções sexuais , os que viraram artistas e menos tradicionais, os que seguem iguais como se o tempo não fizesse diferença.

Quanto tempo  passou e a sensação é de estar só no começo! 

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Juan Martin DEL POTRO / Angel CABRERA





DELPO, como é chamado por aqui, foi o grande destaque esportivo argentino., ao vencer o US OPEN e terminar a hegemonia do suíço Roger Federer.

O outro destaque  foi o golfista ANGEL CABRERA, que venceu o MASTER DE AUGUSTA (2 anos antes havia vencido o US OPEN),  um dos mais tradicionais torneios do mundo, que faz parte do GRAND SLAM do Golfe.

Os 2 talentosos e vencedores esportistas têm algo em comum: são pessoas extremamente humildes e simples.  Nenhum dos 2 é portenho. DELPO é  da cidade de Tandil, a 300 Km da capital. CABRERA é de Villa Alende, na Província de Córdoba.

Há muito o que falar sobre tênis e golfe para entender como um pais pequeno como a Argentina produz estes talentos. Em futuros posts do blog falarei mais sobre porque “ los hermanos” estão na nossa frente no tênis e no golfe.

Hoje quero compartilhar a brilhante postura de DELPO, que mostrou personalidade ao negar ir ao encontro com a presidente Cristina Kircnher, que queria aparecer ao lado do campeão.  Para que entendam a resposta de DELPO, importante saber que Cristina vive em desacordo com o setor rural/agrícola.

Abaixo a notícia publidada pelo  La Política Online  :

"Del Potro le dijo no a Cristina

La página de la Casa Rosada anunció hasta tarde que la mandataria recibiría al tenista argentino, flamante ganador del US Open, pero el encuentro no se pudo concretar. "Mi familia vive del campo", comentó escueto el deportista para explicar su rechazo a la dama. Desde el Gobierno argumentaron “incompatibilidad de agenda”. "

* o outro destaque do ano foi o cara que tá do lado do Cabrera!! Bela papada!! (foto antiga)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Onde está a melhor carne argentina?

Gosto de carne! Já fui a diversos restaurantes de carne ... desde churracarias de bairro a restaurantes considerados como os melhores de Buenos Aires, com fama internacional.

E vejam só a brilhante conclusão: o melhor lugar para se comer carne argentina é no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. É aí onde você tem a melhor carne argentina (que é a exportada) somada ao padrão paulista de atendimento, que é incomparável.

As boas opções do bairro da Vila Olímpia são “348”, Rincón de Buenos Aires, Bárbaro e Pobre Juan! Até a panqueca com “ Dulce de leche” é mais gostosa!

Em Buenos Aires, a conhecida LA CABALLERIZA só tem nome.  O famoso CABANA LAS LILAS, dos mesmos donos do RUBAYAT, é inferior ao próprio RUBAYAT (SP). O bife de chorizo argentino tido como o melhor é do restaurante HAPPENING, que fica na Costanera. De fato é muito bom e o lugar é bonito.

Há um mês atrás, um amigo frances que viveu muitos anos em São Paulo, veio jantar comigo em Buenos Aires. Fomos no HAPPENING, de Puerto Madero. A comida estava boa, mas o amigo, que entende de gastronomia afirmou: a carne de São Paulo é superior.  Me comentou que quando vai a SP costuma comer no restaurante PRAZERES DA CARNE, e que outros lugares como FOGO DE CHÃO, RODEIO, e o próprio RUBAYAT são imbatíveis.

Pois é meus amigos argentinos! Até na carne vocês estão perdendo! (além da melhor pizza, temos a melhor carne do mundo) Cuidem-se, se não em breve o melhor tango também vai estar em SP! 

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A melhor pizza portenha



Difícil fazer um portenho entender que em São Paulo existe a melhor pizza do mundo. Não acreditam e falam que sou bairrista.

São Paulo é um mundo desconhecido para argentinos, acostumados a ir para as praias de Santa Catarina e Búzios.

Talvez a proporção de portenhos que venham a SP seja de 3% dos paulistas que vão a Buenos Aires.

Sempre tive vontade de comer uma pizza nos níveis das paulistas e dificilmente encontro. Em uma pesquisa recente de uma revista chamada BRANDO,  foi eleita a melhor pizzaria argentina: LA MEZZETA.

Por coincidência essa pizzaria fica próxima de onde moro e fui lá conferir.

A pizza é sim muito boa, mas não chega a ser uma ___eta! (mezzeta)

O lugar é curiosíssimo. Come- se em pé, onde se encontrar espaço. Há filas todo tempo e o pedaço de pizza é servido um por um,  com talheres e pratos bem simples. A melhor é uma chamada fugazzeta, com muzzarela e cebola e massa bem crocante.

Detalhe: não abre de domingo!!!

Vale a pena conferir! É no mínimo pitoresco! E de fato não provei nenhuma pizza melhor em Buenos Aires!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"Argenchina"

Em dezembro de 2001  o governo do então presidente Fernando de La Rua impôs o “corralito” , criando um verdadeiro pânico em todos os argentinos que viram suas contas correntes bloqueadas.  Foi um enorme caos, difícil de se imaginar em uma sociedade que em situação normal já é desorganizada e confusa.

No ano seguinte foi feito um acordo com o governo chinês, motivando que os chineses imigrassem para Argentina, com incentivos fiscais e facilidades em troca de apoio financeiro do pais oriental. Era uma alternativa para ingresso de dinheiro no pais.

Foram criadas cooperativas de comércio e mini mercados por toda a cidade. Hoje, pasmem, em Buenos Aires existem 5 mil mini mercados controlados por chineses, que já fazem parte da paisagem dos bairros portenhos. Juntos, já representam mais de 20% do movimento do setor supermercadista.

Os supermercados chineses são administrados por famílias que vieram em busca de um mundo melhor (eu e eles viemos para o lugar errado). Falam quase nada de castelhano, mas sabem dar o troco sem enganar o freguês (troco errado e notas rasgadas são hábitos argentinos, que são ruins de matemática e grandes ladrões de AR$1 peso) .

Os preços  nos mercados chineses geralmente são bons e competitivos. Alguns vendem vinhos ótimos com preços imbatíveis. Têm serviço de “delivery”,  mas só aceitam “cash”.

Com a chegada recente dos chineses, foi formando-se o  chamado "BARRIO CHINO”, a ChinaTown de Buenos Aires . São 2 quadras só de negócios chineses, para consumo da própria comunidade, com produtos curiosos, tudo sem tradução para o espanhol. Dar um passeio por lá é sentir-se na Argenchina.  Fica entre Belgrano e Nuñez, perto do estádio do River. Não tenho idéia quantos chineses vivem hoje em Buenos Aires, mas são muitos e seguirão crescendo.

Abaixo foto do Supermercado LOS HERMANOS,  de nossos hermanos chineses!


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cristina Fernandez de Kirchner, na contramão da história!



No dia da posse de Obama, ela estava em Cuba, pousando ao lado de Fidel.

Seu grande aliado se chama Hugo Chaves.

Uma semana antes da quebra do Lehman Brothers, ela foi ao Clube de Paris e disse que pagaria a dívida argentina aos credores internacionais. Não tinha a menor idéia do que se passava no mundo. Depois, aproveitou-se da crise para mais uma vez não pagar ninguém.

Terminou com a previdência privada no país. Enquanto em todo o mundo ocorre o contrário, ela resolveu botar a mão na grana de quem fez previdência privada.

Criou um imposto sobre a exportação de grãos, a mais importante atividade econômica do pais e gerou um enorme conflito social.

Ela e seu marido aumentaram em 10 vezes o  patrimônio pessoal declarado nos últimos 6 anos. São donos dos mais importantes hotéis de Calafate na província de Santa Cruz,  Sul da Argentina. Nestor é oriundo desta província, que hoje dispõe de ótimas estradas e um aeroporto internacional.

Não tem nenhum projeto que não seja de interesse pessoal.

O pais caminha para trás. O que aumenta é a inflação, a pobreza e suas consequências.

Enquanto o Brasil encontrou um caminho, parece que por aqui a luz está distante.

*para quem não conhece, segue o famoso youtube onde o Obama passa batido em frente a Cristina.  http://www.youtube.com/watch?v=CIXNYpsFYUc

*semana que vem tô em Sampa – VIVA!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Motoristas Argentinos

Por aqui não há os motoboys de São Paulo,  mas dentro de cada carro sempre tem um argentino dirigindo. E confesso que tenho dúvidas sobre o que é pior: estar rodeado de motoboys ou de motoristas argentinos.

O motorista argentino usa basicamente 3 comandos ao dirigir: o acelerador, o breque e a buzina! Pisca-pisca é enfeite e espelho retrovisor é para a maquiagem.

Para cada 3 faixas que tem em uma avenida, 4 carros se acomodam. Parece que foram ensinados a guiar em cima da linha e não dentro da faixa.

Não há CET.  O trânsito é menor que o de São Paulo, mas o CET faz falta, pois por aqui ninguém respeita nada. Pedestre é menos respeitado do que em qualquer cidade brasileira. Pode ser velho, criança na saída da escola, mães com carrinhos de bebê... não importa... ninguém deixa atravessar a rua.

Não existe gentileza. São todos cegos, só olham pra frente e não dão passagem em nenhuma hipótese.

Os semáforos abrem igual na Formula 1. Primeiro o amarelo e depois o verde. E literalmente é uma largada. Se você não acelerar, buzina na orelha! Fora os gestos e xingamentos!

A cidade é carente de estacionamentos e filas duplas são comuns. Ligam o pisca alerta e nem querem saber quem está atrás.

Antes xingava bastante os caras no trânsito. Mandava palavrões em português que eles não estão habituados a ouvir. Continuo xingando, mas já estou mais acostumado.

Outra atitude inexplicável é buzinar na fila do pedágio!  É impressionante! Não param de buzinar! Não sei o que querem... que o cobrador seja mais rápido, ... uns idiotas totais! Ainda bem que a cidade não tem túneis, se não  seriam ensurdecedores.

Mas o ser humano se adapta a tudo e saudades do trânsito de São Paulo não tenho!

domingo, 1 de novembro de 2009

Nobreza

Dias atrás levei as crianças para assistirem um filme infantil chamado “ La Piedra Mágica” . É mais uma dessas aventuras que eles adoram e eu aproveito para comer pipoca e dar uma dormidinha, sem eles perceberem.

No filme, quem detêm a “ piedra mágica” pode fazer desejos e é prontamente atendido.

Dias depois, Verena e Nicolas me contaram quais seriam seus desejos caso tivessem a “piedra magica”. Talvez hoje eu seja um pouco "pai coruja” escrevendo, mas seus desejos expressam uma enorme NOBREZA.

Desejos de Verena:

- a coleção completa dos livros de ‘” Judy Moodie”, em english (http://www.judymoody.com/) . São livros muito divertidos.

- que sua amiga Julia possa andar. Julia é uma menina linda, da classe da Verena, que tem paralisia infantil e anda em muletas. Entre elas há uma amizade muito bonita.

Confesso que quando Verena expressou seu desejo, meus olhos se encheram de lágrimas, como agora enquanto escrevo. Hoje é aniversário da Júlia e Verena foi dormir em sua casa e passar o dia com a sua família.

Desejos de Nícolas:

- ser jogador de futebol e jogar na seleção brasileira e no Corinthians!!

Nicolas adora futebol e é torcedor do River Plate, como seus 4 melhores amigos. Mas sabe do amor do pai pelo TIMÃO. E claramente o desejo do Nicolas é a felicidade do pai.

Que seus desejos sejam atendidos! Amém!