sábado, 30 de janeiro de 2010

Eu e George Clooney

Este fim de semana fui assistir o filme “ AMOR SEM ESCALAS” , com George Clooney no papel principal.

Não preciso comentar sobre as semelhanças físicas entre eu e George. Mais fácil dizer que apesar dele estar mais grisalho que eu, sigo mais charmoso (e mais gostoso!)

O filme mostra um executivo que passa quase todos os seus dias viajando, sem casa fixa, sem vínculos. Seu trabalho era “ demitir” empregados e fazer palestras onde recomendava o desapego a tudo e a todos. Após anos viajando sem parar, chega a 10 milhões de milhas. Mas o momento que ele tanto esperara, não foi motivo de alegria. A tecnologia faria com que as viagens de trabalho terminassem e sua vida estava por mudar. Era hora de se enraizar e ficar em um único lugar.

Em minha penúltima viagem, escrevia no avião o seguinte texto: “Estou escrevendo de uma de minhas casas: a poltrona 13F / corredor do voo GOL 7658 e acabo de comer um pobre sanduba. Algumas vezes me questiono se estou chegando no Brasil ou Argentina e só percebo quando coloco o pé no aeroporto. Hoje estou indo. Logo volto e venho de novo. Aí vou de volta. “

Com menos milhas, mas dentro da rotina de aeroporto e em uma fase de desapego, percebo que fiquei ainda mais parecido com George.

Saludos de Marcio Clooney

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

500 mil comércios e pouca esperança


Já ouvi dizer que em Buenos Aires existem 500 mil pontos comerciais!! Não sei de onde vem esse número, mas posso acreditar.

Basta olhar para o lado e verá lojinhas atrás de lojinhas. Em um quarteirão portenho, quase que com certeza se encontra uma lavanderia, um cabelereiro, uma quitanda, um “kiosco” que vende de tudo (uma mini loja de conveniência), um café com mesas para ler jornal, uma livraria, etc... Na quadra seguinte você encontra o mercado chinês, o sapateiro, a sorveteria, a farmácia, um restaurante qualquer.

Atrás dos balcões, invariavelmente está o dono. Alem do dono, talvez esteja a mulher do dono ou seu filho/filha. Ninguém tem empregados. Não há margem e o risco trabalhista é alto.

Em janeiro é comum andar pelos bairros e ver muitos negócios fechados. O dono sai de férias e simplesmente abaixa os portões. Não há quem cuide do negócio se o dono não está. Reina a plaquinha “ Abrimos em 01.fevereiro”.

Outro dia deixei o carro para uma revisão na oficina de um amigo. A oficina é boa e grande para os padrões argentinos. Quando cheguei para buscar o carrro, encontrei meu amigo cheio de graxa. Só 2 pessoas trabalham na oficina, ele e seu pai.

O que se vê é resultado de vários anos de um pais sem nenhum projeto de crescimento industrial, que gerou quase que o fim do emprego e a fuga de muitos argentinos para países europeus, principalmente a Espanha por conta do idioma.

As lojinhas garantem nada mais que o uma vida básica aos argentinos “sem trabalho”. O que será feito para o país ser mais próspero ninguém sabe. O argentino de hoje está sem esperanças.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bem tratados na “ Litlle São Paulo”

O senso critico de um estrangeiro está sempre aguçado e é fácil identificar defeitos e problemas , principalmente quando tudo funciona de forma diferente do que se está acostumado.

Costumo dizer que em Buenos Aires nada funciona bem, especialmente se comparado com São Paulo. Conseguem ser mais burocráticos, as vezes nada informatizados e muito atrasados.

Nada mais me surpreende depois de 3 anos morando a maior parte do tempo em Buenos Aires. Quando escuto casos de argentinos que foram morar em São Paulo, sempre dizem ter se adaptado bem e que adoram a cidade, seja pela comida, pelo tratamento que recebem. Imagino que boa sensação deve ter.

Sempre um lugar terá vantagens e desvantagens sobre o outro e falar que um é melhor que o outro é relativo.

Vejam só o que se passou nesses dias. Saí para almoçar com as crianças. Fomos a 3 quadras de casa em um excelente bistrô www.joliebistro.com.ar . Aníbal , o garçom que sempre me atende, deu tratamento VIP, a ponto de meu filho Nicolas fazer a observação que este é o melhor garçom que conhece!

Fomos para casa e a mais tarde saímos caminhando pela tranqüilo bairro até o STARBUCKS . Atendimento foi perfeito e divertido. Ficamos mais de uma hora brincando.

Seguimos andando até a locadora de DVDs. Chegando lá , as crianças escolheram alguns chicletes e doces e o atendente, extremamente simpático, não cobrou, dando o presente as crianças.

No caminho de casa comentei com as crianças que somos bem tratados na Argentina! O bom crítico teve que reconhecer o bom trato. Mas para não perder o bairrismo paulistano, vou batizar nosso bairro que se chama Belgrano R de Litlle São Paulo!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A praia de Buenos Aires!



O mar está a mais de 300Km de Buenos Aires e no verão o portenho vai em massa para " La Costa", o litoral argentino. Os preços são praticamente os mesmos do que ir ao Brasil porém com um mar gelado e areias escuras. O trânsito para ir a " la costa" também é infernal como no Brasil.

A cidade de Buenos Aires em janeiro fica ótima! Sem filas e com bem menos portenhos!

A grande sacada foi pelo segundo ano consecutivo tornar um parque dá de frente para o Rio da Plata em uma "playa"! Encheram a grama de areia, guarda sol e cadeiras, fizeram quadras de volei de praia e colocaram duchas para se refrescar! Só não dá para mergulhar no sujo Rio da Plata!

A paisagem é bem bonita, tem menos farofeiro que nas praias de verdade e não tem que pegar estrada! Dá até para ver umas argentinas de biquini! Só não venha de sunga, porque aqui vão pensar que é cueca!

Visite http://www.buenosairesplaya.gob.ar/

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Katástrofe Argentina




Kada um kom seu problema.

Enkuanto o mundo akompanha katástrofes do início do ano, por aki os K só fazem kagada.

A katástrofe argentina é o kasal K.

Só kerem roubar e os koitados dos argentinos ainda tem de enkarar mais 2 anos com Kristina e o maridão.

Muitos konfessam ter vergonha do país e têm saudade da époka em que a Argentina era um pedacinho da Europa. Será ke foi mesmo?

Karaka! Isso aki tá fedendo kalote, krise. O ke ta salvando é o poderoso vizinho, pelo menos por enkuanto.

Ke Dios ayude!! Y de un basta en los Ks!!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Estamos de "vacaciones"




Caros Amigos Leitores,
Estamos de "vacaciones".
Novos textos em breve!
Saludos e bom início de ano!