quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Compra e venda de automóveis




Não é novidade que a frota argentina é antiga, para não dizer velha.

Além do argentino ser meio “durango” e não haver crêdito, descobri recentemente outro motivo que dificulta a renovação da frota: a burocracia.

Ter um carro por aqui é como ter uma propriedade! O veiculo é registrado no cartório, como se fosse um imóvel. Para vender ou comprar um carro, são necessários inúmeras certidões a serem retiradas em órgãos distintos, uma verdadeira maratona.

O número de formulários e assinaturas é incalculável. O escrivão tem que reconhecer as assinaturas. E depois de vender o carro, ainda é necessário pedir uma Declaração de Venda, para que as multas não continuem vindo.

Em um país cheio de picaretas, todo cuidado é pouco. Preferível comprar sempre em concessionária, apesar de não estar isento de algum golpe, por menor que seja. Carros bons, obviamente que são em U$ americanos e o método de pagamento é levar as verdinhas e contar uma por uma, estando atento para que não desapareçam com o dinheiro.

Para compensar toda confusão, o preço do carro na Argentina está de 30% a 40% mais barato que no Brasil, inclusive os carros “made in Brazil”. Aí no Brasil, o custo dos impostos é detonador.

Com muita disposição, vontade de encarar a burocracia argentina e os golpistas que estão sempre no caminho, dá para trocar de carro.

Nos sites abaixo, vejam os preços dos carros por aqui.

WWW.deautos.com

WWW.autored.com

5 comentários: