terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

McDonalds ARGENTINA

Imagine um Mcdonalds como um modelo de negócio. O que vem a mente são os conceitos de praticidade, rapidez e eficiência! Pois nada disso se aplica nas lojas argentinas. Plagiando Boris Casoy, o Mcdonalds argentino é uma vergonha!

Recentemente de férias no Brasil levei as crianças a um MacPaulista para verem a diferença. É brutal.

A começar pela quantidade de funcionários. Em Buenos Aires praticamente o funcionário faz o hamburguer e corre no caixa para cobrar! Em São Paulo, enquanto você está tirando o dinheiro para pagar, a comida já está na bandeja! E atrás do balcão há um contingente de meninos e meninas bem dispostos.

A falta de empregados nos Mcs argentinos gera filas e irritação ao cliente. Outro dia levei aqui em Buenos as crianças a uma loja e meu filho queria a tal da “ Cajita Feliz”, o tradicional “Mclanche Feliz” . Disse a ele que tudo bem, mas quem tinha que ficar na fila era ele. Alguns minutos depois, sem dar nenhum passo adiante, ele desistiu. Ficou chateado, mas teve a experiência de ver o mesmo negócio de duas formas distintas: do jeito paulista e do jeito capenga.

Pior ainda são os McCafes! Muito comum haver apenas UM empregado, que atende, cobra e prepara os cafés! Inviável! A única exceção é o Mc do aeroporto de Ezeiza. Lá tem 2 pessoas no McCafé.

Em Buenos Aires há nenhum Joakin’s, Newdog, PrimeBurguer ou coisa parecida! Se quiser comer um hambúrguer, recomendo paciência! Ou melhor, não coma!

4 comentários:

  1. Hey Márcio, se algum argentino descobre onde você mora ai em Bs As... hehe (é brincadeira, ok?!)

    E depois minha esposa fica brava quando eu digo que a Argentina se transformou em um Paraguai melhorado... hehe (ou republiqueta de quarta...hehe)

    Márcio, se não me engano o Mac chegou aqui no Brasil em 1980 (acho que a primeira loja foi em Copacabana, e depois a da avenida paulista, esta em 1981)

    E ai na Argentina acho que deve ter demorado uns 5 anos ou mais pra ter chegado. (acho, também, que o rival Burger King chegou primeiro ai na Argentina)

    Aqui, antes o Mac era caro, mas hoje em dia (onde cada sanduichinho e coxinha vagabunda que como por ai, tá o olho da cara) acho que não mais.

    E se você parar para analizar, quem sustenta o Mac aqui no Brasil é a classe média baixa pra baixo.

    Todo fim de semana é a mesma ladainha nos shoppings...

    Bobs vazio, burguer king mais caro e com uma fila que não anda (atendimento meio lento) e o mac sempre 'bombando'. (só lamento por essa molecada - conhecidos como mac escravos - que da o sangue e faz do mac um sucesso no Brasil)

    Pelo que eu sei, na América Hispana, o Mac se chama Arcos dorados e aqui o buraco é mais embaixo.

    A Martin Brower Brasil é a menina dos olhos da Matriz. (tipo o santander daqui para os espanhóis)

    Vendem lanches com o dobro do preço dos EUA e mesmo assim deitam e rolam por aqui.

    Nunca fui em um Mac ou Burguer King fora do Brasil (quase fui em Ciudad del Este, mas por estarem localizados na saída da cidade - sentido assuncion - não foi possivel), embora minha curiosidade em comparar tudo do exterior com o que vejo no brasil, continua grande.

    Uma vez entrei no site do Mac da Argentina, e vi que o quarteirão com queijo tem um nome bem diferente...hehe (não me lembro agora), bem como tenho curiosidade de provar a coca ai de buenos aires (só provei a coca e fanta feita em Formosa - é a que vendem em Misiones e gostei.
    Dizem que a água de cada lugar faz o gosto ser um pouco diferente em todo o mundo), bem como os sandwiches do mac dai.

    Também, em minha 'imaginação', acho que os argentinos, em geral, por terem bons fideos, pães e carnes, não devem dar a mesma importância ao Mac, como é dado aqui no Brasil.

    PS- Márcio, e como é o movimento nos Macs de ai? A fila sempre fica lotada nos shoppings? (não sabia que os funcionários do mac daí estão em piores condições que os "mc escravos" daqui)

    E por falar em Shoppings centers, ai é como aqui? (ou seja, um shopping em cada bairro, a praia do paulistano)

    E quais os melhores Shoppings Centers ai de Buenos Aires?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a demora no atendimento do Mac daí (tb sou moradora de Buenos) mas para mim o problema é falta de eficiência mesmo. Em muitos Macs que vou vejo vários funcionários correndo atrás do balcão sem fazer, ou seja, completamente desorganizado. Estou de férias em Porto Alegre e infelizmente tenho notado atraso nos pedidos daqui tb, esperamos que não piore o atendimento! Abraços Ana

    ResponderExcluir
  3. Legal Ana! Obrigado pelo comentário e por ler o blog! Bj

    ResponderExcluir