terça-feira, 9 de março de 2010

Multas de trânsito em Buenos Aires

É recente a descoberta das multas de trânsito como grande fonte de receita para o governo portenho. Certamente se inspiraram em São Paulo e tentaram copiar o modelo.

Porém os problemas são vários. Muitos lugares não estão sinalizados. Já aconteceu (mais de uma vez) de chegar no carro e nada do carro... a primeira sensação é que roubaram, mas em seguida alguém te avisa que o guincho acabou de levá-lo!

Há uma lei federal que proíbe estacionar no lado esquerdo da rua. Logo não há placa. Se o carro estiver parado aí, em alguns minutos já levam.

Sou a favor da ordem e da disciplina. Entendo que as multas serem caras ajudam a organizar a cidade. Porém por aqui, há má fé em favor da arrecadação.

Na segunda vez que guincharam o carro, fui indignado recorrer da multa! Um verdadeiro parto, onde a chance de reverter a situação é próxima de zero. O carro estava bem estacionado, do lado direito, mas perto da esquina. O problema era que era o último da fila e o mais fácil para o guincho arrumar o que fazer.

Me documentei, levei foto, etc. Aqui quando quer recorrer tem que ir a uma espécie de juízado de pequenas causas. Levantam sua ficha e um “juiz” te julga inocente ou culpado. Perde-se uma manhã para o trâmite, que no meu caso foi em vão. A alegação do “juiz” foi que naquela rua onde estava o carro, não podia estacionar de nenhum lado. Mas não tinha placa e tinham outros 50 carros estacionados. Discutir com o "fdp" foi só perda de tempo.

Multas por estacionamento, velocidade e por qualquer motivo que inventarem podem chegar e não há muita opção a não ser pagá-las, mesmo que injustas. O cidadão portenho não tem como se proteger.

2 comentários:

  1. Essa história me fez lembrar de um encontro de amigos no Guarujá há uns 3 anos: todos foram detectados pelo mesmo radar pelo mesmo excesso de velocidade num intervalo de alguns minutos. Um radar viciado. Detalhe: a Prefeitura não podia imaginar que todos estariam juntos. 10 amigos e 10 multas iguais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Márcio imagino que Buenos Aires seja uma cidade onde você possa andar pelas ruas e avenidas com o seu próprio carro, e não ficar parado por horas em um trânsito caótico, nem ser levado pelas enchurradas de fim de ano, não?

    Já tive carro por um tempo, mas definitivamente, pra mim, ter um carro em São Paulo é uma verdadeira roubada. (o custo benefício não compensa!)

    Definitivamente São Paulo, durante a semana, é uma cidade intransitável!

    ResponderExcluir