quinta-feira, 11 de março de 2010

Pequenos Cidadãos

Hoje, depois de alguns “posts” de caráter mais critico, aproveito o blog para falar de algo que é bem positivo por aqui: escolas e crianças.

Quando almoço no bairro onde moro, que tem várias escolas, sempre observo algo difícil de imaginar em uma cidade como São Paulo: crianças caminhando livremente nas ruas, indo comer nos pequenos restaurantes próximos.

A grande maioria das escolas tem dupla jornada e quem não almoça no refeitório da própria escola, tem o hábito de sair para almoçar com amigos.

Por mais que Buenos Aires hoje não seja a cidade segura que já foi um dia, esse movimento na rua, com “chicos y chicas” bem uniformizados chama a atenção.

Quando vivia em São Paulo, meus filhos estudavam no colégio Vera Cruz, que sempre teve como marca o fato de ser liberal e moderno. Uma das metas era integrar os alunos as praças e lugares públicos, tornando-os mais cidadãos. Mas alguns episódios envolvendo assaltos, tiroteios em frente a escola, etc. tornaram o projeto da escola muito questionado por pais e mães. Deixar os filhos livres e soltos nas ruas de São Paulo é algo que expõe a riscos que os pais não querem correr. Depois, me lembro de alguns sequestros de alunos do Dante e do Santa Cruz. Enfim, naquele momento, ter alunos cidadãos era praticamente impossível.

Por aqui, por enquanto, essa integração do aluno com a vida real acontece de forma natural, sem grandes sustos e preocupações.

Noto que as crianças argentinas são mais crianças, menos erotizadas , mais ingênuas. Vivem a infância como lhes corresponde.

Enfim, um ponto importante a favor dos hermanos!

6 comentários:

  1. Pois eu trocaria este modo de (poder) viver das crianças de Buenos Aires, pelas nossas melhores condições de trânsito, empregadas, Macdonald's, etc., etc...

    ResponderExcluir
  2. Maria Christina,
    SP tem muita coisa boa!! Adoro SP!! Mas realmente hoje vejo que meus filhos tem por aqui uma vida de ótima qualidade, estudam em um colégio muito bom, falam fluentemente inglês, espanhol e português, fizeram várias amizades e estão felizes. Diria a você que esse é o ponto forte daqui, já que muitas outras coisas andam na direção contrária. Quando questiono se foi correta ou não minha mudança p/ cá, sem dúvida vejo que pelas crianças, a decisão foi correta.
    Bjs e gracias por ler o blog!

    ResponderExcluir
  3. Hoje vejo que o meu comentário foi um desastre. O que eu quis dizer é que PREFIRO a vida das crianças de BAS do que o resto que encontramos aqui.

    ResponderExcluir
  4. Mas qdo crescerem vao ser Argentinos....brincadeirinha..

    ResponderExcluir
  5. A educação pública no Brasil é uma verdadeira vergonha!

    Pagamos um dos impostos mais caros do mundo e recebemos lixo em troca.

    E infelizmente acho que nunca mais vamos ter uma educação pública decente no Brasil, graças a enorme e lucrativa indústria educacional que se criou neste pais, culpa de desmandos e corrupção política.

    E a ponta final disso já sabemos...povo semi analfabeto, despolitizado, drogas, prostituição e violência disseminada.

    ResponderExcluir