segunda-feira, 29 de março de 2010

PESAJ Urbano

Sempre fui um judeu “ não praticante”. Respeito todas religiões e tenho minha fé própria. Também confesso que sempre fui desinteressado e um “pouco muito” ignorante em relação a história do judaísmo, datas, tradições, etc. Um misto da educação que recebi dentro de casa com minha opção pessoal.

Mas apesar da minha reconhecida ignorância, sempre tive o prazer de ter inúmeros amigos judeus, onde o respeito as escolhas individuais sempre aconteceu.

E seja por coincidência ou caminhos que a vida vai apresentando, em Buenos Aires, fiz inúmeros amigos judeus, sem a menor intenção, sem nenhum interesse, apenas por gostos e costumes comuns que independem da religião. Esse sábado almoçava com 3 amigos, todos jujubas.... Outro dia éramos uns 15 jujubas entre outros 15 goyabas.

Na Argentina a comunidade judaica, ou “la colectividad” é bem grande, a maior da America Latina e a quinta maior do mundo. Agregando um fato histórico, em 1994 houve em Buenos Aires o maior atentado contra judeus depois da 2a.guerra mundial, matando 85 pessoas e ferindo outras 300. Seja por questões históricas, religiosas e o que for, já escutei alguns casos de antisemitismo, presentes na sociedade argentina. Diga-se de passagem, em alguns clubes privados e algumas cidades, judeus não são bemvindos.

Mas meu!!!! Esse tema é sempre delicado... eu não entendo picas... e estou aqui arriscando minhas palavras!!

Tudo isso para contar que ontém, depois de almoçar em um restaurante brasileiro meio ruim (mas que as crianças tomaram suco de manga e comeram arroz com feijão) havia um evento na Plaza Armênia no bairro de Palermo, que se chamava PESAJ URBANO. Haviam comidas típicas, (pena que já havia almoçado) musica hebraica e distribuíam um material muito bem feito explicando o significado do PESSACH. Agora estou um pouco menos ignorante... conversei com meus filhos que são de um casamento misto e gostaram de aprender um pouco da história.

FELIZ PESSACH... acho que a data está próxima

2 comentários:

  1. E aí Márcio, beleza? (se lembra de mim? faz tempo que não entro no seu blog, mas sempre que posso, com certeza fico curioso para ver qual o assunto do seu próximo post)

    Eu morei uns 10 anos no bairro de Higienópolis, e convivi com amigos judeus, embora não conheça a fundo sua tradição. (inclusive entrava com alguns deles no hebraica, sem contar as vezes que fui ver jogo de basquete no ginásio deles. Tinha até uma revista tipo estadio de futebol para entrar lá...hehe)

    Tinha um amigo judeu que me falava que o judeu pobre mora no Bom retiro, o de classe média em Higienóplois e o rico nos Jardins (hehe)

    Sem contar a fama de pão duro que eles ainda têm...hehe.

    Também faz tempo que eu sei que a comunidade judaica de Bs As é bem maior que a de São Paulo e todo Brasil.

    Judeu radicado no Rio então é um esculacho perante aos de outros lugares (como dizem os cariocas). Tinha um amigo de lá que também era judeu. O pai dele se casou com uma mulata de tirar o chapéu!...hehe

    Cara, eu não tenho religião, mas acredito em Deus, assim como de vez em quando leio um pouco a Bíblia e sempre procuro conversar com o todo Poderoso, principalmente nas horas de adversidade.

    Acho que a humildade é o caminho para se dar bem nesta vida, e só tenho uma coisa que vejo errado nos Judeus.

    A maioria deles ainda não aceitou Jesus Cristo (que também era judeu, não?!) como o Messias.

    Acho que isso é o principal fator pelo fato dos judeus, na história da humanidade, serem perseguidos. Ou seja, falta de humildade em aceitar que o verdadeiro messias desse mundo é um homem que viveu na pobreza material.

    Mas quem sou eu pra julgar ou ser o dono da verdade, né?!

    E como é a comunidade árabe por ai Márcio?

    É grande como a que temos no Brasil? E também eles são amistosos entre eles, como vemos por aqui?

    Plaza Armênia? Ai em Bs As também há uma comunidade armenia (aqui em São Paulo tem a Estação de metrô Armênia, e do lado uma igreja da comunidade deles, como você já deve saber)

    Caraca...não sabia que ai na argentina tinha discriminação "oficial" contra judeus. E só por curiosidade, que clubes e cidades são estas?

    Me lembro também de uma macabiada (uma espécie de olimpiadas da comunidade judaica de todo o mundo) que saiu mó quebra pau entre um time de brasil e outro da argentina. (ou seja, ai não teve nada de "irmão" judeu no meio, não?! hehe). Só não me lembro agora em que país foi e que esporte?...hehe

    Também me lembro de 2 amigos de infância judeus que vieram do chile (na época acho que os pais deles estavam fugindo da ditadura do pinochet) e de 1 argentino que estudava na minha classe lá no colégio Rio Branco. Antes do jogo do Brasil contra a Argentina pela copa de 1990, ele vinha com a camisa da Argentina tirar uma com a gente, e depois do jogo ele sumiu por um bom tempo (no minimo deve ter ficado com medo de apanhar...hehe)

    Um abraço.

    PS- Ontem eu vi o filme argentino 'O segredo dos seus olhos' (o que ganhou o 2º oscar para o cinema argentino) e achei legal.

    Você já assistiu? Se sim, o que achou?

    Enquanto eles já ganharam 2 óscars, a gente nada, hein?!

    Embora acho que esse prêmio é bem politico.

    Diz a boca miuda brasileira e invejosa que isso tem a ver com a comunidade judaica, já que ela tem muita influência em Holywood. não?!

    Vai saber?!...

    ResponderExcluir
  2. Itararé,
    Não saberia te dizer sobre a comunidade árabe na Argentina. Os armênios sim são vários. Inclusive tem ótimos colégios e restaurantes de comida armênia.
    Não existe nenhuma discriminação "oficial" contra judeus em Buenos Aires. Acredito que anti semitismo existe em todo mundo, por motivos distintos, normalmente por motivos históricos, guerras, inveja, etc...
    Vi o filme (comentário de um dos primeiros blogs que escrevi no ano passado). Achei excelente.
    Um abraço!

    ResponderExcluir