segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“Brasil, por qué seduce al mundo”




Este final de semana, a revista semanal do  jornal LA NACION publicou em sua matéria de capa, um especial sobre o BRASIL, com o título: “Brasil, por qué seduce al mundo”.

A LNR (La Nacion Revista) é uma revistinha da FOLHA, que vem junto com o jornal aos domingos. Normalmente as reportagens são superficiais e o melhor da revista é a amostra de  shampoo que vem colada nas páginas centrais. Mas como aqui (AR) não existe VEJA, ISTOÉ, ÉPOCA, nem nada parecido, a LNR tem sua importância.

Na capa, uma foto da Gisele Bündchen, que sinceramente, não sei se é ela. Uma foto desfocada, em movimento. Deixa dúvidas. (veja a foto ao lado)

Uma matéria fala de São Paulo, explorando temas de negócios e gastronomia. Está bem escrita. Porém, a foto publicada  mostra a Ponte Estaiada (ver acima)  com o lado mais feio da ponte ao fundo. Poderiam mudar o lado da foto e mostrar as torres da Berrini e Marginal,  e não o Cingapura do outro lado da ponte.

O mapa do Brasil que aparece na revista, obviamente ignora o Estado de Tocantins.

Tirando esses detalhes, que só brasileiro percebe, tudo OK.  Diz que chegou o momento do até então “ pais do futuro”.  Comenta a popularidade de Lula, sua política internacional e o espaço que o Brasil vem tomando no cenário econômico mundial. Aborda problemas sociais do Rio de Janeiro, etc. Enfim, detalhes que estamos cansados de saber, mas que são interessantes de ler em uma abordagem externa.

Segui lendo a matéria, quando me deparei com uma coluna que dizia: NO SOMOS BRASIL, POR SUERTE. Traduzindo: “ AINDA BEM QUE NÃO SOMOS BRASIL”

No primeiro momento que li, achei o colunista, Lucas Llach, um ignorante completo. Depois de ler de novo, achei ele só meio ignorante.

Do ignorante completo para o meio ignorante, concordo quando escreve que Lula é um grande “marketeiro” , que o “ clientelismo político e a corrupção não são menores que os da Argentina e que a a BR 101 (principal estrada do país) tem mais buracos que o  lado escuro da lua”.

Fora isso, ele comenta que a comida brasileira é “ penosa” e que só se salvam as  “vitaminas de frutas”... “que as praias são boas, mas ninguém fala que chove o tempo todo”.... “que normalmente a seleção brasileira é melhor, mas a de hoje é a pior dos últimos 20 anos.”

Em resumo ele diz: “são piores ou iguais a nós(argentinos) em quase tudo”.

Enfim , o tal do Lucas é bem burrão, não entende nada de comida brasileira, muito menos de futebol. Mas tem algumas poucas razões, o que melhorou seu “rating” de IC (ignorante completo) para MI (meio ignorante).

Entrei na internet para ver os comentários sobre sua coluna e felizmente a grande maioria também acha o cara BURRO. Menos pior.

 Se um dia eu escrever “ AINDA BEM QUE NÃO SOMOS ARGENTINA” , prometo que o farei com propriedade. O problema é que não vai caber em um blog.

* quem tiver curiosidade, entre na página do LA NACION  http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1188640

4 comentários:

  1. Não, não. Não é tão burro assim. Vou até 1/4 de burro, no máximo.

    ResponderExcluir
  2. Maria Christina,
    Gracias pelo seu comentário. Por curisidade, como soube do blog?
    Bj
    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Meio burro? Eu achei ele burro e meio, e o mais interessante é que a grande maioria das pessoas que comentaram a coluna dele são argentinas e concordam comigo!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, chega a dar dó de um pobre coitado desses totalmente desprovido de inteligencia...

    ResponderExcluir