quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Marcio , Paulo e Marcelo – Geração 4.2

Hoje o tema não tem nada a ver com Buenos Aires.  Não poderia deixar passar os especiais encontros que tive nesses dias em São Paulo. Aí vai:

Marcio, 42 anos, estudou no Jaraguá, Palmares, Gávea e Santa Cruz

Paulo, 42 anos estudou no Santa Cruz

Marcelo, 42 anos estudou no Jaraguá e no Palmares

Os 3 foram ao Acampamento Nosso Recanto, mas o Paulo e o Marcelo não se conhecem.

A Geração 4.2 tem famílias numerosas.

Marcio + 4 irmãos / Paulo + 3 / Marcelo + 3

Para nossos pais, as únicas profissões aceitáveis eram: medicina/engenharia/advocacia

Os anos passaram.

Os 3 casaram.

Na  virada dos 40 :

Marcio mudou de país e se separou da mulher

Paulo adotou um filho

Marcelo parou de fumar e fechou sua fábrica

Marcio sou eu e a partir de agora narro em 1a pessoa.

Cada um teve o seu caminho e por qualquer motivo, apesar de morar na mesma cidade, não os cruzava ou não os via há muitos anos.

Marcelo quando tinham 8, 9, 10 anos era meu melhor amigo. Já fazem mais de 30 anos! E acho que não o vi todos esses anos Ou se vi, foi pouco. Mas tinha guardado em um arquivo mental o seu telefone de 30 anos atrás (é claro q o prefixo mudou). Cruzando alguns nomes no “ facebook” nos comunicamos e  rimos dos números telefônicos do passado. Marcamos um almoço e lá fomos nós.

Realmente incrível como depois de tantos anos, um pode olhar para o outro e conversar com uma intimidade como se tivéssemos nos visto na semana passada. No almoço, o Marcelo naturalmente me chamava de Marcinho. Foram 2 horas de almoço, pouco para contar o que se passou nos últimos 30 anos.

Nesta mesma semana, recebi a ligação do Paulo. Alem de termos estudado juntos e ido ao Nosso Recanto, o Paulo também foi meu vizinho de rua. Não fazia 30 anos, mas uns 7 que não nos falávamos. Também muito legal a abertura e franqueza da conversa, de verdadeiros amigos.

O tempo passa, mas os laços feitos no passado são muito sólidos. Tivemos infâncias intensas. Tanto o Marcelo quando o Paulo tem lembranças da quadra de futebol que tinha ao lado da casa que minha família morava, e que era o ponto de encontro de todos os amigos. A lembrança do Paulo é mais dolorosa, pois fugindo do Asdrúbal (um famoso beagle) subiu na trave e enroscou o que não devia no ganchinho que prendia a rede.

Eu, o Paulo e o Marcelo, apesar de caminhos diferentes, hoje vivemos situações parecidas. Estamos em ebulição,, buscando novas oportunidades, no meio de mudanças importantes de nossas vidas. Somos a geração 4.2..... um pouquinho mais que 40, mas ainda longe dos 50. Nos sentimos jovens e as vezes crianças.

O Paulo me chamou de “ networkeiro” . Vou apresentá-lo ao Marcelo.

Obrigado Paulo e Marcelo, por serem personagens de minha história!

* Marcio é Algranti / Marcelo é Soriano / Paulo é Rubano

Um comentário:

  1. “é isto aí lembrar do passado e melhorar o futuro/ 
amigos de infancia nao se fazem todos os dias” , BENNO EJNISMAN

    “Boas estorias..continue escrevendo....as vezes nessa sua ebulição , o talento esta onde vc nunca ousou procurar, visto que nossos pais achavam que profissão era medico engenheiro ou advogado....como vc disse.” MARCO TULIO FROES

    "Quando começo a ler seus textos tenho a nítida sensação de que estou vivendo na realidade a sua narrativa! Tenho acompanhado seu Blog de perto, e confesso que fico curioso para saber qual será o próximo tema!" CASSIO SCHUNCK

    “adorei ler seu texto (Marcio Paulo e Marcelo), vc escreve muito bem e eu estou nesse mesmo barco em ebulição, apesar de ser ainda solteiro mas com esperanças, e ser da geração 4.7, jovem e criança” MILTINHO GEVERTZ

    “Cara, Eu também estudei no Jaraguá e fui ao NR (POA) em 77 e acho que conheço o Soriano.” IQUE FRANÇA

    “Não tinha entrado ainda. Adorei! Parabéns!” CLAUDIA MACHADO DELUCA

    “Gostei do "tom" usado no seu blog. Um português correto,
    informal e light. Achei que vc está praticando sua terapia no blog.
    Parabens amigão.” PAULO RUBANO

    “NESTES MOMENTOS TÃO IMPARES,DE ENCONTRO DE PESSOAS QUE NÃO VEMOS REGULARMENTE AS CONVERSAS FLUEM E O SENTIMENTO É TÃO INTENSO MESMO. ERA UMA A ÉPOCA QUE NÃO NOS PREOCUPAVAMOS EM SERMOS PROFISSIONAIS OU PRATICAVAMOS UM PERSONAGEM SOCIAL E ERAMOS APENAS AQUILO. E AQUILO CRIOU RELAÇOES DURADOURAS QUE O TEMPO NUNCA LEVARÁ POIS ERAM DESPROVIDAS DE INTERESSES OU PRECONCEITOS E CONSTRUÍDAS NA BASE DO SENTIMENTO.” CARLOS “MANO” CIMERMAN

    "Legal gorrrdo" MARK GERALD MYERS (MARCOS GERALDO MAIA)

    ResponderExcluir