terça-feira, 24 de novembro de 2009

" Subte" - o metrô de Buenos Aires



O metrô de Buenos Aires data de 1913 e é o primeiro do hemisfério Sul. Cresceu até a década de 50 e depois de muitos anos voltou a se expandir.

Atualmente há 6 linhas: A, B, C, D, E e H. Não me perguntem sobre o F e o G, simplesmente não existem.

Porém as características das estações e seus vagões são as mesmas de sempre!

A linha A, a primeira de todas, possui todos seus vagões ainda em madeira, no mesmo formato de 1913. As portas são manuais e a cada parada um funcionário as abre. Para que o vagão volte a partir, outro funcionário “apita” e fecham-se as portas. É um túnel do tempo. Parece um filme.

As outras linhas, menos antigas não carregam o charme da linha A. São sujas, cheias de ambulantes vendendo artigos de AR$1,00 e músicos, as vezes bons, tocando o que podem . Falta ar e sobra gente. Termina sendo um transporte incomodo e desagradável. Diria que mortal aos claustrofóbicos.

Quem tem o hábito de usar o metrô de SP, moderno, limpo e sem ambulantes, tem uma má sensação de atraso ao usar o “ subte”, forma como é chamado o metrô de Buenos Aires,. O “subte” e outras coisas foram largadas e deixadas de lado pelos últimos governos argentinos. Esse abandono transforma o que era “antigo” em “velho”, o que parece ser o caminho que a cidade vem tomando.

Um comentário:

  1. Primeiramente, queria dizer que adorei o teu blog. Se tivesse lido antes...

    Enfim, estive em BsAs semana passada e não tive uma LINDA experiência. Tive minha carteira furtada no subte da estação Congreso. Fiquei sem identidade, cartão de crédito e 700 pesos mais alguns reais.

    Sorte que o dinheiro bruto tava no hotel, então não passei necessidade.

    Lá se foi uma manhã em polícia e consulado, mas graças a Deus conseguir resolver tudo.
    Pretendo até escrever sobre isso, a fim de que ajude outros brasileiros na mesma situação (o cara do consulado me informou que isso é frquente e cerca de 10 brasileiros por dia vão ao consulado para eimitir uma autorização de voo para voltar ao Brasil).

    Moro em Belém, mas conheço São Paulo e não pude deixar de comparar as duas cidades e meu conceito final é: prefiro São Paulo. Não sei se em virtude do meu trágico episódio, tenha ficado com olhar meio cabisbaixo sobre Buenos Aires.

    Diria que se em São Paulo a moeda fosse o peso, estaria feita hehehe.

    Claro, cada uma tem seus prós e contras, mas acho que esperava mais de BsAs.

    E o que são as ruas cheia de cocô de cachorro? É muita merda! Um absurdo!!!

    Conheci Rosario também, pois meu namorado está morando/estudando lá e é a mesma coisa... temos que andar com a cabeça baixa pra não pisar em bosta. De última.

    Mas a viagem foi boa, mas esperava mais... em setembro retorno de férias, com mais tempo... vamos ver!

    ResponderExcluir